21 de novembro de 2018

Instalação da Biomanta

O processo de instalação da manta orgânica sobre talude deverá ser o seguinte:

  1. Previamente ao início da instalação das mantas orgânicas, deverá ser feito o reparo e regularização da superfície a revestir, eliminando a vegetação existente, raízes, pedras, sulcos, etc.
  2. Realizar uma canaleta de 20 cm de profundidade por 20 cm de largura na crista do talude onde se instalará o material. A canaleta deverá ser realizada com uma distância mínima de um 1 m da crista, e sempre em solo firme. Quando as condições do terreno impedirem a escavação de canaletas, as bordas superiores das biomantas deverão ser dobradas para aumentar a resistência à tração e grampeada com 5 grampos/m linear de borda
  3. A manta orgânica deverá ser fixada no interior da canaleta, mediante uma fileira de grampos distanciados a 0,5 m entre si.
  4. Uma vez ancorado, o material escavado deverá ser colocado novamente na canaleta e compactado.
  5. Posteriormente, a manta deverá ser desenrolada seguindo as linhas de máxima inclinação e colocada paralela à anterior.
  6. A sobreposição lateral entre os rolos deverá ter no mínimo 8 cm.
  7. Quando necessária a realização de sobreposição em sentido longitudinal, para unir o extremo final de um rolo com o extremo inicial do seguinte, deve-se sobrepor um mínimo de 30 cm, reforçando estas zonas com ao menos 4 grampos por sobreposição, distribuídas em quincôncio. O rolo superior deverá ficará sobreposto ao inferior.
  8. Os grampos deverão ser fixados com uma distribuição de 1,5 grampos/m² em quincôncio. Esta quantidade poderá aumentar de acordo com as necessidades reais da obra. Em caso de afloramentos rochosos, os grampos deverão ser instalados contornando-os e mantendo a distribuição média de ancoragens. As irregularidades do terreno indicarão a distribuição dos grampos fazendo necessária uma maior quantidade naquelas zonas mais irregulares de modo que se assegure o contato íntimo entre manta e solo.
  9. A densidade de grampos final será determinada pela soma de grampos na canaleta de ancoragem mais os grampos na superfície do talude, divididas pela superfície total.

21 de novembro de 2018

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *